Hoje vamos falar-vos dos filtros, algo indispensável para o bom e saudável funcionamento de todos os aquários.
Todos os filtros requerem alguma manutenção independentemente do tipo que seja, a manutenção difere de acordo com a quantidade de alimentação, o tipo e o tamanho dos peixes, etc. Não esquecendo nunca que no filtro está a base do equilíbrio do aquário.
Vamos passar ao tema em concreto....
Filtros Internos são os filtros planeados para funcionar inteiramente dentro do aquário. Têm uma relação muito boa a nível de preço/qualidade. São de utilização bastante prática, por norma são pequenos, mas difíceis de enquadrar no ambiente. Existem vários relatos de “acidentes” com este tipo de filtro, onde ocorre a reintrodução na água do aquário de parte dos detritos retirados anteriormente e armazenados nos elementos filtrantes.
Filtros Externos
Como o nome indica, este tipo de filtros funciona externamente ao aquário, sendo a água circulada através dele e de volta ao aquário através do efeito de gravidade ou bombeamento.
Existem no mercado diversos tipos, tamanhos e modelos de filtros desta categoria, de diversos fabricantes, além de podermos também encontrar na Internet, inúmeros projectos FVM/DIY (Faça Você Mesmo/Do It Yourself), de excelente qualidade, com óptimos resultados finais e custos normalmente bem inferiores aos dos equipamentos comerciais.
Optar entre um filtro comercial e os montados envolve essencialmente ponderações de custo, espaço, estética, tempo disponível, flexibilidade de uso, tendência pessoal, etc. A qualidade final dos resultados é inteiramente equivalente, obtendo-se montagens bem equilibradas tanto usando um filtro comercial como um filtro montado.
NOTA: Tanto o filtro Interno como o Externo têm uma relação de aproximadamente 10 L de filtro por Litro de Aquário.
Filtros de Esponja / Filtros de Canto
Este tipo de filtro baseia-se em fazer circular a água através de uma espuma porosa, usando uma bomba ou o borbulhamento de ar num tubo ou caixa plástica, colocados num canto do aquário. O fluxo de água através da esponja proporciona o crescimento de um domínio de bactérias responsáveis pela neutralização da amónia e nitrito dissolvidos na água.
Este é um tipo de filtro bastante primordial e económico, pode ser útil em pequenos aquários tais como aquários de quarentena, maternidade, etc., pois é fácil e rápido de ser construído, a um custo mínimo.
A sua capacidade de filtração, é reduzida em relação a outras opções, motivo pelo qual aconselhamos apenas o seu uso em situações “de emergência”. Tem os inconvenientes de ocupar espaço interno no aquário e requerer manutenção frequente.
CONTINUA...
S.N.
Sem comentários:
Enviar um comentário