Filtros Biológicos de Fundo (FBF) / Undergravel Filters
Este tipo de filtro constituiu a “primeira geração” dos filtros biológicos para aquário. Têm um baixo custo. O FBF é um filtro interno, constituído basicamente por uma camada de placas perfuradas (uma grade), em material plástico colocada no fundo do aquário, sobre a qual é colocado cascalho. Uma ou mais das placas possui uma torre de saída, à qual é conectada uma bomba que, agindo por sucção, faz com que a água circule através da camada de cascalho, passando pela grade para a parte inferior do aquário de onde será aspirada pela bomba e lançada de volta para a parte “superior” do aquário.
Os filtros FBF têm a capacidade de tratamento biológico das colónias de bactérias que se formam no substrato, para o tratamento da água do aquário. A situação do aquário complica-se quando a montagem envelhece, pois a tendência do FBF é acumular matéria orgânica entre o cascalho e a parte inferior das placas. Como se isso não bastasse, desactivar um FBF não é tarefa das mais agradáveis, uma vez que essa operação implica desmontar e refazer todo o setup do aquário.
Filtros tipo Desnatador / Skimmer Filters
Este tipo de filtro é utilizado essencialmente num aquário marinho. Baseia-se no facto de substâncias químicas orgânicas que são atraídas para a superfície de bolhas de ar. Desse modo, fazendo passar uma grande quantidade de bolhas através de uma coluna d’água, ocorre a formação de espuma contendo detritos orgânicos e substâncias químicas (arrastadas junto com as bolhas), na superfície. Ao remover esta espuma, fazemos uma excelente limpeza. Este processo só funciona bem em água com pH elevado e bastante salinidade, o que o torna específico para aquários de água salgada. Tem a extraordinária capacidade de remover resíduos orgânicos da água antes que se decomponham.
Um aspecto inconveniente deste filtro, na opinião de alguns, é que, juntamente com a matéria orgânica indesejável, ele também faz a “limpeza” de nutrientes e microrganismos (plâncton e bactérias) úteis ao ecossistema, de maneira indiscriminada. Outro possível inconveniente é a liberação de odores desagradáveis, provenientes dos detritos retirados do aquário.
Saudações
S.N.
Sem comentários:
Enviar um comentário