Para começar, vou-vos dar a conhecer os tipos de troncos fáceis de encontrar na natureza, devem ser os que encontrarem no chão, (primeiro porque assim não estão a degradar a natureza e em segundo porque o tronco tem já um "corte natural". Os tipos de tronco são os seguintes: Cerejeira, Videira, Azinheiro, Carvalho, Zambujeiro, Oliveira, Sobreiro (espécie protegida), Castanheiro e Red Moor Wood (É uma madeira da Índia e possível de encontrar em lojas de aquáriofilia). Não querendo seguir esta via e optando por apanhar o tronco, terá que ter em atenção que este tem que ser tratado convenientemente para não trazer possiveis bactérias ao aquário, para este não ficar com a água amarela nem ácida. Como tal existem alguns tipos de tratamentos para prevenir as ditas bactérias, são eles os seguintes: Tratamento com Cloro Activado (deverá ser realizado durante 18 dias) e consiste em submergir o tronco num recipiente com algum volume de forma a cobri-lo totalmente e ir adicionando durante 7 dias 1 ml de cloro activo para cada 10 L de água. Depois disto a água deverá ser trocada e deverá também deixar o tronco repousar por mais 7 dias consecutivos. Posto isto aconselho também a colocar um pouco de água quente por cima do tronco, de forma a remover algum cloro ainda existente.
Outro tratamento possível é o do Sal Grosso (deverá ser realizado durante 25 dias). Consiste em submergir o tronco num recipiente com algum volume de forma a cobri-lo totalmente e adicionar 4 colheres de chá por cada litro de água. Posto isto deverá completar a água do recipiente para o tronco continuar submerso.
Tratamento com imersão em água da rede de distribuição (deverá ser realizado durante 35 dias). Consiste em submergir o tronco num recipiente com algum volume de forma a cobri-lo totalmente com água da torneira. Posto isto deverá fazer a troca de água a cada 3 ou 4 dias.
Tratamento com imersão em água quente (deverá ser realizado durante 28 dias). Consiste em submergir o tronco num recipiente com algum volume de forma a cobri-lo totalmente, despejar a água a ferver sobre o tronco e deixá-lo repousar. Posto isto deverá fazer troca de água a cada 3 ou 4 dias.
Tratamento com Cloro, Sal Grosso e Imersão em água quente (deverá ser realizado durante 7 dias). Consiste em submergir o tronco num recipiente com algum volume de forma a cobri-lo totalmente, adicionando 1 L de cloro por cada 2 L de água, deixando-o repousar durante 24 horas. Colocar o tronco noutro recipiente para que a água possa ser aquecida a 100ºC , durante 15 minutos e deixá-la repousar 24 horas. No terceiro dia, adicionar 200 g de sal grosso à água a ser fervida. Posto isto, deverá trocar diáriamente a água.
Outra forma mais rápida de tratar o tronco, não dando para todos, (demora cerca de 7 a 8 dias), é deixá-lo no autoclismo. . . Deverá colocar o tronco no autoclismo (tendo que ficar totalmente submerso). Posto isto é deixá-lo repousar.
Por hoje é só... espero que estas dicas vos sejam úteis e que desta forma possa contribuir para que tenham uns aquários bonitos e "saudáveis".
S.N.
O Blog está excelente, espero que continuem.
ResponderEliminarObrigado
São pessoas como voçês que nos ajudam a ter um aquário em condições!
ResponderEliminarObrigado por isso e não deixem de continuar com o blogue pff.